Equipe de Consultores Técnicos da Fundação Rotária

Cadre: quem somos e o que fazemos

Nossa Equipe de Consultores Técnicos (a Cadre), ajuda os rotarianos durante o planejamento e a implementação de projetos, garante a boa gestão dos fundos de subsídios e auxilia os curadores da Fundação Rotária no processo de financiamento. Ela é formada por rotarianos que estão familiarizados com o nosso programa de subsídios, possuem conhecimentos técnicos e contam com experiência profissional em pelo menos uma das áreas de enfoque.

O Papel da Cadre

Os membros da Cadre, que se envolvem no planejamento, monitoramento e avaliação de projetos financiados por subsídios, atuam nos seguintes cargos:
• Consultor de pedidos e projetos: auxilia com as solicitações de Subsídios Globais e a implementação de projetos.
• Analista técnico: ajuda os nossos funcionários avaliando a viabilidade técnica dos pedidos de Subsídios. Tais avaliações são feitas pelo computador e não exigem viagens.
• Visitante de projetos: avalia a viabilidade técnica do projeto proposto (visita prévia) ou da implementação de uma iniciativa já em andamento (visita intermediária).
Tais tarefas envolvem viagens ao local do projeto e reuniões com os parceiros, moradores da comunidade e representantes de organizações colaboradoras.
• Auditor: avalia a gestão financeira e a supervisão dos fundos do subsídio. A tarefa de auditor, que engloba auditorias de rotina, aleatórias, específicas e operacionais, envolve viagens ao local do projeto e reuniões com as partes envolvidas.

O que estamos procurando

A escolha de membros da Cadre para nossas tarefas envolvem diversos fatores. Levamos em consideração:
• Experiência – conhecimento técnico e familiaridade com os nossos subsídios
• Domínio do idioma – habilidade de se comunicar no idioma do país onde o projeto está sendo implementado
• Custo-benefício – proximidade ao local do projeto
• Qualidade das avaliações – histórico de avaliações de alta qualidade entregues dentro do prazo (no caso de membros que já participaram de auditorias e outras tarefas)
• Familiaridade cultural – compreensão da cultura local e da comunidade beneficiada

Precisamos da sua ajuda

Precisamos de rotarianos na África, América Latina, Caribe e Sudeste Asiático para todas as áreas de enfoque, especialmente nos seguintes campos:
• Agricultura, desenvolvimento empresarial (pequenas empresas), capacitação profissional, ou projetos que beneficiem vilarejos
• Medicina e cuidados de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, parteiras, trabalhadores de saúde pública (especialmente mulheres)
• Recursos hídricos e saneamento nas escolas, educação sobre higiene ou promoção de projetos de recursos hídricos e saneamento
• Treinamento de cuidados de saúde na comunidade, tecnologias móveis para cuidados de saúde ou controle de doenças infecciosas
• Capacitação de professores ou de desenvolvimento curricular que incorpore o uso de tecnologia

Para mais informações sobre como se tornar parte da Equipe de Consultores Técnicos, envie um e-mail para cadre@rotary.org.