113 Anos em que a Humanidade é a nossa Missão, hoje com a MULHER!

Em 23 de fevereiro próximo estaremos comemorando os 113 anos da primeira reunião promovida por Paul P. Harris, e que era ladeada por Gustavus Loehr, Silvester Schiele e Hiram E. Shorey e que se reuniram no escritório de Loehr para a ocasião que ficaria conhecida como a primeira reunião de Rotary Club, que depois teve a adesão do “quinto rotariano”, Harry L. Ruggles, que trilhou os caminhos da segunda reunião em diante.

O desejo de Harris de promover o companheirismo entre profissionais uniu esses quatro homens e levou à criação de uma organização internacional de serviços humanitários.

Nestes 113 anos vimos nossa organização sair de uma casta elitista branca masculina, para se tornar efetivamente numa associação de líderes de negócios e profissionais, unidos no mundo inteiro, que prestam serviço humanitário, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo
sendo laica e onde temos pessoas de todos ambos os sexos, religiões, raças e credos.

Mas vejo que o grande sucesso de nossa organização, adveio não do conselho de legislação de 1989 que permitiu o ingresso de mulheres no Rotary, mas da decisão da Suprema Corte Americana em 04/05/1987 que decidiu que Rotary Clubs não podem impedir a admissão de mulheres em seu quadro associativo. Foi então que o Rotary declara que qualquer Rotary Club nos Estados Unidos tem permissão de admitir mulheres qualificadas.

O Rotary Club de Marin Sunrise, na Califórnia (antigo Larkspur Landing) é fundado em 28 de maio, tornando-se o primeiro clube a admitir mulheres depois da decisão da Suprema Corte americana. Sylvia Whitlock, do Rotary Club de Duarte, Califórnia, foi a primeira mulher a ser presidente de um Rotary Club.

Em 1989 Frank Devlyn anunciou: “Meus companheiros delegados, gostaria de lembrá-los de que o mundo em 1989 é muito diferente do mundo em 1905. Eu francamente acredito que o Rotary precisa se adaptar a este mundo em
evolução”, ele que em 2000-01 se tornaria presidente do RI.

Já em julho/1995, oito mulheres se tornam as primeiras governadoras de distrito: Mimi Altman, Gilda Chirafisi, Janet W. Holland, Reba F. Lovrien, Virginia B. Nordby, Donna J. Rapp, Anne Robertson e Olive P. Scott.

Hoje somos mais de 1,224 milhão de associados distribuídos em 35.644 clubes de Rotary pelo Mundo em 217 países ou regiões, sendo 53.564 de rotarianos do Brasil e dentre estes, 13.839 de Rotarianas, onde temos plena convicção que nossa organização possui outra visão e atitudes após a mulher ser integrada, onde nos resta aguardar ansiosos a
experiência a ser vivenciada, em breve, de sermos liderados pela a primeira mulher presidente do Rotary International.

DEJARINO SANTOS FILHO
Governador 2013-2014