Desenvolvimento do Quadro Associativo Um Desafio

dqa1718_2Desde a fundação do ROTARY INTERNACIONAL, em 1905, que o desafio de crescer o quadro associativo vem se tornando cada vez mais desafiador. Ano após ano este tema é discutido em todas as esferas do ROTARY, chegando, naturalmente, na base da estrutura organizacional rotária, que são os clubes. Isto acontece em todas as organizações do mundo, sejam elas políticas, religiosas, sociais, familiares. As organizações precisam crescer seus quadros para se perpetuarem, dentro das suas competências. O ROTARY tem como sua competência o SERVIR, partindo do seu lema: “DAR DE SI, ANTES DE PENSAR EM SÍ”.

As discussões sobre DQA dentro da nossa organização passa por temas, como: CRESCIMENTO QUANTITATIVO X CRESCIMENTO QUALITATIVO. Vejam como é complexo e, aparentemente difícil, conciliar estes dois viés do crescimento. Se crescemos buscando quantidade, corremos riscos de não termos futuro, porém, se crescemos com qualidade, nós fincamos um pé na solidez da organização.

O ROTARY tem um caminho bem pavimentado para atingir a meta de crescimento com qualidade. Este caminho é o binômio COMPANHEIRISMO e SERVIR. Companheirismo, porque é a partir dele que unimos e criamos uma família pronta para satisfazer os nossos anseios de sermos útil a sociedade. Servir, porque esta é a nossa missão, a missão do ROTARY.

Neste ano rotário (2017/2018) o governador Eduardo Campos nos confiou a missão de presidir a COMISSÃO DISTRITAL DE DESENVOLVIMENTO DO QUADRO ASSOCIATIVO. Com muita honra estamos a serviço da governadoria e do Distrito 4490 para desenvolver o DQA. Contamos, nesta nobre tarefa, com companheiros e companheiras de fibra e conhecimentos, para atingirmos as metas propostas pelo Governador.

Temos a companheira Guaraciaba, o companheiro Levi Madeira, que já presidiu esta comissão com muito sucesso, dentre outros companheiros. Mas, a nossa grande força está nos conselhos diretores e nos presidentes de DQA dos clubes do Distrito. Com estes valorosos companheiros e companheiras, podemos dizer, com toda confiança: AVANTE DISTRITO 4490.

Na próxima carta mensal iremos mostrar números do DQA do Distrito e dos clubes. Aguardem. Saudações rotárias.

PAULO DIAS
Governador 2015-2016