Como DOAR para a Fundação Rotária de forma Inteligente

ca_fr1718COMO DOAR PARA A FUNDAÇÃO ROTÁRIA DE FORMA INTELIGENTE.
A ARRECADAÇÃO E A IMAGEM PÚBLICA!

Ingressei em Rotary em 2000, fui presidente de meu clube em 2004/2005, já em 2006/2007 fui Governador Assistente do Governador Júlio Lóssio, Chairman da Conferência dos Governadores Henrique Vasconcelos (2007/2008) e Expedito Araújo (2010/2011), Presidente da Comissão Distrital do Ryla do Governador Pedro Augusto (2009/2010) alcei a missão de Governador do Distrito 4490 em 2013/2014, assim como fui Presidente da Comissão Distrital da II Grande Noite da Fundação Rotária na gestão do Governador David Gomes (2016/2017), porém, observei atento a alguns companheiros e clubes que conseguem fazer suas doações para a Fundação Rotária sem a necessidade de desembolso pessoal.

Para não me tornar cansativo nos exemplos, destacarei dois: o primeiro deles, foi o então Governador Agerson Tabosa Pinto, saudosa memória, que era responsável pelas festas da Fundação Rotária, onde o valor arrecadado era destinado para doações do RC Fortaleza Alagadiço à Fundação Rotária, com primordial foco o destino das doações para as bolsas educacionais; e o segundo, é a tradicional festa do Boi no Rolete organizada pelo Rotary Club São João (MA), onde hoje graças a arrecadação desta festa, o clube recebeu o banner de Clube 100% companheiro Paul Harris.

O nosso Diretor Paulo Zanardi tem conclamado a todos os clubes do Brasil a desenvolverem atividades para arrecadação de fundos para a Fundação Rotária, fazerem suas doações e a realizarem projetos Globais (projetos com valor superior a U$$30.000,00), utilizando os recursos das doações como contrapartidas do clube, aproveitando, inclusive, para tornar o clube doador ou em clube 100% companheiro Paul Harris.

Esta observação tem sido necessária, pois muitos clubes fazem eventos utilizando a marca Rotary, que gera credibilidade e arrecadação de fundos, porém não doam nada para a Fundação Rotária, assim, o Rotary tem intensificado a conscientização de que cada evento realizado por clubes e/ou companheiros utilizando a marca Rotary e/ou da Fundação Rotária, do resultado líquido do evento, pelo menos 20% seja destinado a Fundação Rotária, de preferência com destinação ao fundo anual – share, doações estas que são transformadas em subsídios que financiam projetos humanitários locais e internacionais, bolsas de estudos que transformam vidas, equipes de formação profissional e outras atividades. Ao final de cada ano rotário as contribuições direcionadas ao Fundo Anual-SHARE de todos os Rotary Clubs no distrito são divididas entre o Fundo Mundial e o Fundo Distrital de Utilização Controlada, o FDUC.

Ao final de três anos, o nosso distrito 4490 pode utilizar o FDUC para financiar projetos do clube, do distrito ou da Fundação que seu clube e

outros no distrito escolherem. Os distritos podem utilizar por meio de solicitação do Governador do Distrito até metade de seu FDUC do ano para financiar Subsídios Distritais. O FDUC remanescente pode ser usado para Subsídios Globais ou doados ao Programa Pólio Plus ou aos Centros Rotary pela Paz.

A força do Rotary está em sua rede global de líderes empresariais, comunitários e de especialistas que atuam no combate à pobreza, na melhoria da saúde, do meio ambiente e da educação. Ao trabalharmos fazendo os eventos para arrecadação de fundos para doações aos projetos humanitários, implementamos mudanças duradouras através da combinação de gerenciamento local e de recursos de uma organização verdadeiramente internacional.

Venha fazer a diferença, faça um evento em seu clube e destine parte do resultado líquido para a doação a fundação rotária em nome de um sócio ou de todos os sócios do clube.

DEJARINO SANTOS FILHO
Governador 2013/14
Coordenador Assistente da Fundação Rotária – Zona 22B Distrito 4490
Rotary International