Desenvolver o Quadro Associativo. Quais os Caminhos?

dqa1718_2O DISTRITO 4490 é o segundo maior Distrito do Brasil em área territorial, formado pelos clubes do Maranhão, Ceará e Piauí. Somos 77 clubes e 1.933 (até 15/09) associados. Isto representa uma média de 25,10 associados por clube. Vejam que, para a nossa área geográfica, o DISTRITO 4490 tem um potencial de crescimento muito grande.

Ele também é o 3º maior em número de associados da zona 22B e o quinto do Brasil incluindo as regiões 22A e 23A. Vejam que podemos assumir a liderança do Brasil, não como forma de competição, mas para fazer justiça ao desenvolvimento sócioeconômico da nossa região.

Quando fui Governador (2015/2016), visitamos todos os clubes e, portanto, percorremos todos os Estados que compõe o Distrito. Observamos, nesta caminhada, que existe uma grande área nos três Estados, que não são contemplados com um clube de ROTARY e, em cidades onde o ROTARY está presente, chegamos à conclusão da necessidade de fundação de um outro clube para atender mais e melhor a grande demanda social criada com o seu crescimento. É importante que os rotarianos observem esta crescente necessidade das comunidades e coloquem a “mão na massa” para a fundação de um novo clube. O povo carente vai agradecer e, com certeza, essa nova comunidade terá um benefício muito grande para a qualidade de vida de todos.

Então, dito isso, vamos focar as nossas energias na criação de novos clubes, sempre tendo em mente O SERVIR como fonte de inspiração para os nossos esforços.

E por falar nisso, ou seja, em crescimento do DQA e de novos clubes, você já ouviu falar em CLUBE SATÉLITE? Senhoras e senhores dirigentes de clubes, vamos pesquisar e conhecer o que é, como fazer para fundar, e como funciona um clube-satélite. Vamos usar o SITE DO ROTARY através do MY ROTARY e saber de tudo isso. Para complementar as informações, estamos todos da equipe do DQA à disposição para esclarecimentos.

Na próxima carta mensal abordaremos a importância das COMISSÕES e as interações entre elas como meio de desenvolvimento do ROTARY.

Um abraço e AVANTE DISTRITO 4490!

PAULO DIAS
Governador 2015/16