Mensagem do Coordenador Assistente da Fundação Rotária

ca_fr1718_2PROJETOS GLOBAIS
A SUA DOAÇÃO FAZENDO A DIFERENÇA

“A Fundação Rotária é a expressão máxima da generosidade no Rotary, generosidade esta que não somente espalha benefícios como também leva ajuda e cooperação para resolver os problemas que afligem a humanidade” e que a credibilidade da fundação rotária já fez com que grandes corporações como a Mercedes Benz e mega- milionários como Bill Gates doarem e/ou apoiarem projetos como a erradicação da pólio, todos nós já sabemos. A pergunta que não quer calar é: “Por que estas empresas ou pessoas doam para a Fundação Rotária e eu ainda não assimilei esta necessidade?”

A resposta está na oportunidade de ver empregado de forma séria os recursos doados em projetos humanitários em mais de 218 regiões ou países do mundo.

No momento que temos a oportunidade de empregar nossos recursos em um projeto que vai mudar a vida de dezenas ou centenas de pessoas, não só em nossa comunidade, mas em outras que você vivenciou um contato; o brilho no olho das pessoas assistidas que não tinha água quando a Fundação Rotária por meio de dois ou mais clubes entregaram poços profundos com água potável, a alegria da criança da escola pública que passa a ter uma escola melhor estruturada com telas digitais, a emoção da mulher paraplégica que recebeu sua cadeira de rodas e voltou a ter seu direito de ir e vir com dignidade, fazem que o rotariano se apaixone pela Fundação Rotária, pelo Rotary e por continuar a servir.

E, é justamente neste momento que descobrimos o quanto é importante fazermos ou apoiarmos os projetos globais para atendermos comunidades e/ou pessoas necessitadas da mãos humanitária do rotariano. Em meu clube, o Rotary Club Maranguape, tenho um companheiro que havia afirmado que jamais doaria para a Fundação Rotária, mas logo que apresentamos o projeto para aquisição de mamógrafo para o hospital filantrópico da cidade e que inicialmente mais de 20.000 mulheres seriam beneficiados, podendo-se prevenir ou diagnosticar previamente câncer de mama, ele foi o primeiro a desejar apoiar o projeto doando U$$5.000,00.

Quando sentimos a possibilidade de mudar uma realidade social, e que esta mudança passa por nossas mãos, sentimos nosso coração o pulsar diferente e nossa alma vibrar sentindo-se parte daquele sonho que se tornará realidade.

Nós rotarianos precisamos nos desprender do conhecimento e compartilhá-lo, vi isto acontecer algumas vezes, e dentre elas, sem ser deselegante com os demais, quatro rotarianos me saltam a mente neste momento, o primeiro o Governador Henrique Vasconcelos que com duas ações arrecadou para a Fundação Rotária (FR), uma foi no encerramento de sua conferência, fez contrapartidas de U$$500,00 com saldo de sua conferência em contrapartida de mais U$$500.00 do clube para reconhecimentos PHF, tendo com isto alcançado o Record de doações a FR naquela época, assim como a idealização do Raid (passeio 4 x 4) com o saldo do evento em favor dos projetos humanitários também da FR; o segundo foi na gestão do Governador Pedro Augusto Martins, o auxílio imensurável do companheiro Paulo Zanardi do Rotary Club de Curitiba Cidade Industrial, e atual diretor, em um projeto ( a época denominado equivalente, hoje correspondente ao projeto Global) para aquisição de um caminhão para recolhimento de recicláveis em prol de entidade que apoia pessoas aidéticas; o terceiro, o Governador Júlio Lóssio que junto com a Represe sob comando do companheiro Guilherme Holanda promoveu um seminário para compartilhar a metodologia de como fazer projetos globais, onde pessoalmente foi onde iniciei meus primeiros passos para fazer os projetos globais junto a Fundação Rotária; e, por derradeiro, meu admirado Jimmy (Governador James Kelso Clack Nunes) quando doou 2.000 livros seus ao Distrito no ano 2013/2014, onde se arrecadou U$$47.600,00 para a Fundação Rotária.

Refleti: “ temos que saber o que toca o coração de cada rotariano”, hoje o maior doador da Fundação Rotária em nosso Distrito é o companheiro Romeu Cisne Prado do RC Fortaleza Centenário tendo alcançado o nível Major Donnor terceiro diamante, ou seja, doou mais de U$$50.000,00 a Fundação Rotária, mas, sem dúvida, o projeto realizado pelo RCF Centenário que entregou uma Kombi a uma entidade carente apadrinhada e que o mesmo aportou recursos na contrapartida e na formulação do projeto, foram fundamentais para a acreditação.

Conclamo a todos os rotarianos do Distrito 4490 a compartilharem seu conhecimento e seu coração com outros rotarianos e clubes do distrito, objetivando ampliarmos o número de projetos a Fundação Rotária e por via de consequência, as doações a mesma. Lembremos que a humanidade é a nossa missão e precisamos fazer a diferença.

DEJARINO SANTOS FILHO
Governador 2013-2014