Mensagem do Tesoureiro do Distrito

tesoureiro1718_2JUNTOS FAZENDO A DIFERENÇA

Companheiros, entramos em um novo ano rotário, mais um passo em busca de melhorar nosso Distrito a partir do grande legado deixado pelos Governadores e equipes distritais que nos antecederam. Nossa tesouraria procurará, como as demais, trabalhar em sintonia com todos os clubes de nosso Distrito. Estaremos sempre à disposição para esclarecer todas as dúvidas relativas a tesouraria do clube, inclusive com orientações sobre os procedimentos fiscais que devem ser observados para se evitar problemas juntos aos órgãos governamentais, procurando dirimir as dúvidas, pois vivemos num país com uma grande complexidade burocrática.

Iremos, de forma pontual, trazer informações que consideramos de suma importância aos clubes para superar estes obstáculos burocráticos. Disponibilizaremos tanto na Carta Mensal quanto nas redes sociais (Facebook, Instagran, Whatsapp, Issu), informações e prazos a serem observados para auxiliar a administração e a tesouraria dos clubes, então pedimos aos companheiros que estejam sempre atentos a estas mídias.

Trazemos, neste primeiro momento 3 (três) assuntos:

1) PER-CAPITA DISTRITAL: Conforme aprovado na Assembleia Distrital ocorrida no dia 22/04/2017, durante a Conferência da Harmonia em São Luis-MA, o valor de R$ 15,00 (quinze reais) por sócio. Então iremos multiplicar o valor de R$ 15,00 pela quantidade de sócios constante em RI no último dia do mês anterior a cobrança, isto é, para o valor da per-capita distrital que vencerá no dia 20/08/2017 será considerada a quantidade de sócios informado em RI no dia 31/07/2017.

2) PER-CAPITA DE ROTARY INTERNACIONAL: Este valor é cobrado diretamente pelo Rotary Internacional e está disponível no site: https://my.rotary.org/pt. Após fazer o LOGIN no site, o tesoureiro do clube deve seguir o seguinte caminho no menu principal: GESTÃO > CLUBES. Isto levará para a página onde se encontra todas as informações necessárias para gestão do clube. Nesta página da internet, existe um bloco de informações chamado FINANÇAS, neste bloco o tesoureiro deve escolher a opção FATURA DO CLUBE, ao escolher esta opção, será aberta uma nova página onde se tem a informação com o valor a ser pago e um link para gerar o boleto bancário. Caso o clube não tenha recursos suficientes para o pagamento integral, recomendamos que se pague parcialmente, lembrando que o clube tem até o dia 31/10/2017 para quitar TODO O DÉBITO, sob pena de exclusão de RI.

3) REGISTRO DE ATAS: Desde 09/2015, o registro de atas em cartório vem passando por uma maior burocracia. O clube deverá iniciar o processo no site: https://www.rtdbrasil.org.br, devendo fazer um cadastro para ter acesso ao sistema. Após acessar deve seguir o seguinte caminho: SERVIÇOS > PESSOA JURÍDICA > INSCRIÇÃO, ALTERAÇÃO E BAIXA DE CNPJ, e seguir as orientações da página. Em alguns estados, como o Ceará, por exemplo, o processo deverá começar na página da JUNTA COMERCIAL. Juntamente com o registro da Ata, deverá acompanhar a alteração do cadastro no CNPJ, através do documento chamado de DBE-DOCUMENTO BÁSICO DE ENTRADA NO CNPJ. Caso o clube encontre dificuldade, sugiro que procure o auxílio de um profissional Contabilista para ajudar neste momento.

Durante o ano rotário traremos outros assuntos de interesse do clube para juntos fazermos a diferença.

CLEINILTON ALVES MEDEIROS
Tesoureiro