O Espírito Rotário e a nossa Fundação

ca_fr1718_2Depois de quase 17 anos de organização, nesta semana tive a oportunidade de atualizar o meu “Momento Rotary”, ou seja, aqueles momentos vividos na organização que me fazem permanecer e me orgulhar de ser integrante.

Domingo, noite do dia 24/09 próximo passado, recebemos (eu e Joelma) a mensagem da dama rotária Paula Duarte, pedindo orações em favor de seu filho, pois o mesmo é piloto da Motovelocidade e havia sofrido um acidente grave na etapa em Curitiba.

De imediato contatei com um casal amigo de Governador do ano 13/14 (Sucesso Total!) do distrito 4730, era Luiz Alberto Scorsin e Gisele Titze Scorsin; expliquei que o pai, meu companheiro de clube, Wagner Duarte, estava aflito pois seu filho estava na UTI do Hospital Vita em Curitiba, e, pedíamos o apoio dos mesmos.

Falando com Governador Henrique Vasconcelos, este já me lembrou do amigo Governador Alcino De Andrade Tigrinho, que já fez contato com a companheira Célia Deconti que é médica ortopedista e atua no referido hospital.

Foi descoberto no garoto após a primeira intervenção nos membros inferiores, que ele estava com uma pequena hemorragia interna, o que havia ocasionado um acúmulo sanguíneo nos pulmões, um em 100% e outro com 40%.

O médico faz o anuncio ao pai, e pouco tempo depois já recebo a notícia que Scorsin e Gisele já estavam com Wagner no hospital, apoiando-o e auxiliando-o nas decisões; a companheira Célia também se desloca e traz as notícias mais precisas no caso.

A mãe do garoto aflita, já preparava as malas rumo a Curitiba, onde chegaria às 8:55h.

Wagner Duarte teve contínuo apoio do casal Scorsin que permaneceu no hospital até as 3:00h AM, após verem o quadro clínico estabilizado.

Já as 8:00h, Gisele Scorsin me liga informando que já se encontrava chegando ao aeroporto a espera de Paula Duarte, que chegaria ansiosa para ver o filho.

Hoje, 26/09, o quadro do garoto José Duarte evolui, mas me senti extremamente emocionado ao ver mais uma vez na prática o espírito rotário e a corrente do bem. Ser rotariano é ter uma família em cada canto do mundo, e ter apoio e amizade em mais de 219 países ou regiões.

Porém, você deve estar se perguntando, e o que a Fundação Rotária tem a ver com isto? Particularmente, digo que tudo.

Nós rotarianos temos acesso a planos de saúde, amizades e capacidade financeira como também de mobilização e amparo recíproco, mas temos milhares de vozes ecoando no silêncio ou na impotência que necessitam de suas mentes, de suas mãos e de seu coração para criar projetos sustentáveis nas seis áreas de ênfase, do seu trabalho para pôr em prática e das suas doações para transformar este projeto em realidade.

Hoje agradeço imensamente ao Coronel Aramir Pinto, Presidente Fundador do Rotary Clube Maranguape, pelo convite no ano 2000 para fazer parte desta maravilhosa organização e a todos os protagonistas citados pela oportunidade de ver e viver mais um extraordinário momento em nossa organização.

A todos vocês, apresento o meu mais novo “Momento Rotary”, e, em mesma entoada, peço os vossos corações em favor dos que não têm voz e nem vez, mas que precisam dos rotarianos como esperança; façam suas doações a Fundação Rotária e tenham a certeza que estão propagando o bem, pois estarão fazendo a diferença!
DEJARINO SANTOS FILHO
Governador 2013-2014