História do Rotary International

Paul P. Harris, um advogado, queria criar um grupo profissional com o mesmo espírito de amizade que caracterizava as cidades pequenas de sua juventude. Em 23 de fevereiro de 1905, ele se reuniu com Gustavus Loehr, Silvester Schiele e Hiram Shorey no escritório de Loehr, em Chicago, para o que ficaria conhecido como a primeira reunião de Rotary Club.

O Rotary é oficialmente definido como uma organização internacional composta de homens e mulheres de negócios e de profissões diversificadas, que no mundo inteiro, prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo.

Rotary em inglês significa rotativo, giratório. Os sócios fundadores optaram por esse nome, porque as primeiras reuniões foram em rodízio, cada vez num lugar escolhido por cada um dos membros associados, com o objetivo de um maior estreitamento do companheirismo, sendo talvez, esta a “célula” que tem gerado através dos anos, o maravilhoso trabalho que Rotary oferece ao mundo.

O Rotary divide o mundo em zonas e estão divididas em distritos, que é uma área geográfica na qual está sediado um determinado número de Rotary clubs. Existem 534 distritos no mundo, sendo 38 no Brasil. Nosso distrito o 4490 abrange os Estados do Ceará, Piauí e maranhão.

O Rotary ao nível internacional é dirigido por um conselho diretor formado por 19 membros, presidente, presidente eleito, vice-presidente, tesoureiro e 15 diretores, eleitos para um mandato de dois anos.

O Rotary ao nível do distrito é dirigido por um governador que supervisiona a administração dos clubes.

O Rotary ao nível do clube é dirigido por um conselho diretor composto do presidente, vice-presidente, secretário, tesoureiro e diretores, eleitos em assembléia, sendo membros natos o Ex-presidente imediato e o presidente eleito.

Os Rotaract clubs são clubes oriundos de um programa para jovens de ambos os sexos, de 18 a 30 anos de idade, interessados em servir suas comunidades, ampliar suas amizades e contatos profissionais, e incrementar seu entendimento no mundo.

Os Interact clubs são grupos de adolescentes de 12 a 18 anos, patrocinados por um Rotary club, em que o principal objetivo é tentar ajudar a sociedade de uma forma simples, com campanhas, doações, visitas a creches e hospitais, entre outras coisas para melhorar do meio-ambiente a saúde da população carente.

Objetivos do Rotary

Os objetivos do Rotary são fundamentados no estímulo e fomento ao ideal de servir como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando:

• Primeiro: O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir;
  • Segundo: O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional;
  • Terceiro: A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada;
  • Quarta: A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando à consolidação das boas relações, de cooperação e de paz entre as nações.

Os objetivos, e atualmente a filosofia do Rotary se desenvolvem através das seguintes Avenidas de Serviços as quais são quatro caminhos responsáveis pelo ideal de servir e do companheirismo através do Rotary:

Avenida de Serviços Internos
Significa o serviço de cada Rotary Club. É considerada o “alicerce” do serviço rotário; é portanto, a indutora que faz a “roda” girar, promovendo o companheirismo, a freqüência, as realizações do clube, o desenvolvimento e expansão social, enfim atividades gerais do clube.

Avenida de Serviços Profissionais
Sua finalidade é estimular aos rotarianos(as) a propagarem o ideal de servir, difundir a verdadeira imagem da instituição rotária, nos negócios e nas suas profissões. Isto implica em fomentar boas relações com os concorrentes, empregados, dar orientação profissional aos jovens, entre outros.

Avenida de Serviços à Comunidade
É neste setor que o rotariano(a) pode intervir no meio em que vive, descobrindo as necessidades emergenciais da comunidade, patrocinando, divulgando, implementando campanhas diversas, buscando o desenvolvimento cultural, a conscientização urbana e do meio ambiente, assistência aos problemas da juventude, dos doentes, dos idosos, dos deficientes físicos, das crianças abandonadas e outras atividades peculiares de cada comunidade.

Avenida de Serviços Internacionais
Este é um segmento onde o Rotary tem distinguido, estimulado e fomentado a aproximação dos profissionais de todo o mundo, não só visando a consolidação das boas relações, da compreensão e da paz mundial, mas sobretudo pelos inúmeros programas de cunho eminentemente humanitário. Dentro desta Avenida, vale destacar a importância da Fundação Rotária – ” Verdadeira espinha dorsal ” da instituição, o Rotary.