São Luís – Capital do Intercâmbio de Jovens do Rotary Internacional

inter_jovem2

inter_jovem3

A capital maranhense sediou de 26 a 28 de outubro no Pestana Hotel em São Luís do Maranhão o XXXVII Encontro Anual dos Coordenadores do Programa de Intercâmbio de Jovens de Rotary Internacional.

O evento, realizado pela primeira vez no Distrito 4490 que abrange os Estados do Maranhão, Piauí e Ceará, foi promovido pela ABIJ – Associação Brasileira de Intercâmbio de Jovens, e reuniu rotarianos brasileiros e de diversos países envolvidos no Programa de Intercâmbio de Jovens. Com uma ampla programação de palestras e workshops, com tradução simultânea, a participação de ilustres conferencistas de renomes nacionais e internacionais, com abordagens aos mais variados temas envolvendo as normas e regras do programa de intercâmbio de jovens de Rotary Internacional, sob a coordenação geral da presidência da ABIJ nacional e do Comitê de organização, tendo como anfitrião o Distrito 4490, representado pelo Governador 2017/18 Eduardo Campos.

O coordenador do evento, Ehrlich Cordão, Chairman do Distrito 4490, destacou a importância do encontro. “Este evento tem como finalidade a troca de informações e o fortalecimento do programa de intercâmbio de jovens, além de estreitar ainda mais os laços de amizades e companheirismo entre os dirigentes do Brasil e de outros países”, disse Cordão.

Para a presidente da ABIJ, Maria Letícia Pereira “o papel da associação é congregar os 38 distritos rotários brasileiros para trabalharem juntos as regras do intercâmbio de jovens do Rotary Internacional, objetivando o sucesso de cada estudante que é enviado aos diversos países”, comentou Letícia.

Um dos destaques foi a apresentação no sábado 28 do intercambista maranhense João Carlos Almeida Lopes, de

17 anos, morador do bairro Bom Jesus no Pólo Coroadinho (área muito carente), aluno do Centro de Ensino Médio Gonçalves Dias, que foi apadrinhado pelo Centro Educacional e Profissionalizante do Maranhão – CEPROMAR e pelo Rotary Club São Luís João Paulo. João Carlos recentemente retornou do seu intercâmbio de um ano no México.

O Rotary é uma organização humanitária que une líderes que trocam ideias e entram em ação para criar mudanças positivas em milhares de comunidades no mundo. Está presente em 218 países, e tem 1.220.825 profissionais voluntários. No Brasil são 54.060 rotarianos e o Distrito 4490, que envolve os estados do Ceará, Piauí e Maranhão, com 1.930 associados distribuídos em 76 clubes.

Dentre várias ações humanitárias, o maior legado do Rotary Internacional é a luta pela erradicação da paralisia infantil (pólio ou poliomielite) no mundo por meio do financiamento de pesquisas e doação de vacinas. Atualmente somente dois países ainda são endêmicos, Afeganistão e Paquistão.

Outro importante legado do Rotary Internacional é o Intercâmbio de Jovens entre 15 e 17 anos, que tem por objetivo proporcionar a mais 8 mil de jovens do mundo inteiro por ano a oportunidade de aprendizado cultural como embaixadores dos seus países. Este ano o Distrito 4490 já enviou 19 jovens dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará a países como México, Estados Unidos, Dinamarca, Itália, França, Alemanha, Taiwan, Canadá e Coreia do Sul. Desses países vieram 21 jovens para os mesmos estados d Distrito 4490.

Para informações sobre como participar do Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary Internacional os interessados devem acessar o site http://www.intercambiorotary4490.com.br/